sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A Sustentabilidade e o " Velho Chico"

      A sustentabilidade é um conceito que envolve diretamente o processo de desenvolvimento social aliado ao crescimento econômico de um país e equilibrado à preservação do meio ambiente. O objetivo principal da implantação de políticas públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento sustentável é preservar as futuras gerações dos prejuízos permanentes causados pela extração de recursos naturais sem reposição dos mesmos e pelo desequilibro social. Esses danos consequentemente não apenas geram o decaimento da qualidade de vida como também da própria perspectiva de vida humana.
   Atualmente, diversas organizações governamentais e não governamentais, bem como instituições e associações, não apenas trabalham constantemente para adaptar as novas necessidades do individuo e as práticas empresariais ao desenvolvimento sustentável, mas também lutam para a preservação do espaço natural sem modificá-lo. Um exemplo dessas organizações é a Associação Velho Chico, cujo responsável é Welligton Magalhães um professor que abandonou sua carreira em prol da busca de mudanças sustentáveis para o planeta.  Essa ideia surgiu quando frei Luis Cappio fez uma greve de fome durante 24 dias, pondo sua própria vida em risco em protesto contra a transposição das águas do Rio São Francisco. “Nessa ocasião sentiu forte apelo interior para ir ao oeste da Bahia, conhecer de perto as condições do rio e do seu povo”.
     Ele percorreu então 500 km de caiaque através do Rio São Francisco, apelidado carinhosamente pelo povo de Velho Chico. Nesse percurso não se viu um só peixe, somente duas cobras que ele observou atentamente. Enquanto uma das cobras atravessava o rio ele viu uma senhora matando-a para alimentar toda sua família. Partiu desta senhora e das suas condições precárias a sua inspiração para a criação do projeto. Welligton Magalhães desempenha um papel importante na associação: o de administrar e de envolver pessoas no seu projeto de replantio de árvores frutíferas que geram renda aos habitantes da região. Parte do seu trabalho é envolver as pessoas na coleta seletiva que representa uma fonte de renda não só para as famílias envolvidas, mas para a própria instituição. O processo de coletagem auxilia na preservação do meio ambiente diminuindo a quantidade de resíduos sólidos e transformando-os em matéria-prima reutilizável.
     Desta forma podemos observar que é possível realizar ações sustentáveis através de um simples processo de conscientização social e de trabalho sustentado na idéia de preservação ambiental. Quando cada um entender a importância do seu papel e o nosso dever em cuidar do ecossistema teremos enfim um planeta sustentável. Esperamos assim que sonhos como os de Welligton Magalhães, de transformar a associação em uma entidade sólida financeiramente e ser uma referência de organização honesta, amor à natureza e a Deus seja realizado.
  

5 comentários:

  1. Bõa tarde!estamos no tempo que não temos tempos para nada,mais é importante prestarmos atenção para o futuro do nosso lar.o que vamos deixar para as futuras gerações?temos que ter bastanet cuidado com isso.e nos espelharmos nos bom exemplos,como dessa ONG,e de tantas outras que tem por ai.fiquem atento.!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!! É necessário que cada individuo faça a sua parte, pois só assim vai haver uma harmonia entre a sociedade e o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários. A organização do Velho Chico, realmente vem fazendo um excelente trabalho. Se cada individuo fizer sua parte, haverá mudanças positivas não só para o ambiente, mas também para a sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que existem pessoas interessadas em meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Existem sim e muitas. Porém poucas pessoas sabem disso e dão a devida importância.

    ResponderExcluir